top of page

Qual candidato disse isso?

  • Foto do escritor: Toca Jornal
    Toca Jornal
  • 23 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Para saber se você está por dentro do que disseram os principais candidatos à presidência faça o teste


Por Julia Faria Peixoto e Leonardo Scramin Florindo

No dia 2 de outubro, a população brasileira vai às urnas para votar em presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Eventual segundo turno para presidente e governador pode ocorrer no dia 30 de outubro, de acordo com o Calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Na última pesquisa de intenção de voto para presidente do Datafolha, realizada em maio deste ano, Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), 28%. Na sequência, estão Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 8%, André Janones (Avante), com 2%, e Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 1%.


Até o momento, esses são os principais candidatos à presidência, e para testar se você os conhece, selecionamos dez frases ditas por eles. Em cada uma delas, basta escolher quem você acredita ser o seu autor. As respostas encontra-se logo abaixo do Quiz.





“O Moro que mande me prender, eu recebo a turma dele na bala”


A frase foi dita por Ciro Gomes (PDT) em entrevista a Luis Nassif, do jornal GGN, na qual o candidato criticou a atuação do jurista na Lava Jato. A fala foi registrada em vídeo aparentemente gravado no dia 21 de março de 2017, mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva contra o blogueiro Eduardo Guimarães, que edita o site Blog da Cidadania, em São Paulo. "Hoje esse Moro resolveu prender um blogueiro. Ele que mande me prender, que eu vou receber a turma dele na bala, se eu não tiver cometido nada errado", declarou o pedetista.



“Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre, no Brasil. Com R$ 10, o pobre se contenta”


A frase foi dita pelo presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14 de julho de 2009, em Maceió, durante a inauguração de obras de urbanização da orla das praias de Ponta Verde e Jatiúca. "Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre no Brasil. Com dez reais, o pobre se contenta; rico não, por mais que você libere, quer sempre mais, nunca se conforma", afirmou Lula.



“O Brasil está quebrado. Eu não consigo fazer nada”


A frase foi dita pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) para apoiadores na parte externa do Palácio da Alvorada, no dia 5 de janeiro de 2021. Em resposta a um cidadão que estava no local, Bolsonaro afirmou: “Chefe, o Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do imposto de renda. Teve esse vírus potencializado pela mídia que nós temos aí. Essa mídia sem caráter”. Na época de sua declaração, o Brasil passava pelo segundo ano da pandemia de Covid-19 e contava com quase 8 milhões de pessoas contaminadas em todo o país e com 197 mil vidas perdidas. Atualmente, até o momento da publicação desta reportagem, o Brasil contabilizou mais de 30 milhões de casos e quase 670 mil mortes.



“Bancos são o câncer do Brasil”


A frase foi publicada pelo Deputado Federal, André Janones (Avante), em sua página no Twitter no dia 3 de junho de 2022. No post o político desabafa: “Eu não entendo a lógica do parlamentar que luta contra ‘movimentos que invadem’ imóveis abandonados e vota a favor de banco tomar o único imóvel de uma família. Bancos são o câncer do nosso Brasil, somos reféns do sistema financeiro. Até quando?" questiona. Na ocasião, o pré-candidato à presidência fez críticas ao marco legal das garantias de empréstimos aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto segue para o Senado. Caso seja aprovado, tomadores de crédito terão que apresentar os bens que pretendem dar como garantia antes de assinar um contrato.



"Nós temos condições de nos apresentar como a única alternativa capaz de pacificar o Brasil"


A frase foi dita pela senadora Simone Tebet (MDB) em entrevista concedida à jornalista Renata Lo Prete, do Podcast O Assunto, no dia 20 de junho de 2022. "Nós temos condições de nos apresentar ao Brasil como a única alternativa capaz de pacificar o Brasil. É isso que o Brasil precisa, de paz para poder sorrir, mas também de unificar o país em nome de uma única pauta, a defesa da democracia, das instituições democráticas e do povo brasileiro", disse a candidata. Além disso, Tebet também criticou a polarização no país, a atuação de Bolsonaro e falou sobre a erradicação da miséria.



“O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Não é falta de carne, não é falta de arroz. É falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país”


A frase foi dita pelo ex-presidente Lula (PT) durante o Encontro Democracia e Igualdade, no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Não é possível ver as pessoas correndo atrás do caminhão de frango que tombou, pegando osso”, disse Lula. “Não é falta de carne, não é falta de arroz. É falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país”, acrescentou. O ex-presidente e pré-candidato à presidência da República criticou a política econômica do governo Bolsonaro (PL) e a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU.



“Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas”


A frase foi dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. Bolsonaro se referiu ao enfrentamento a Covid-19. "Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas. Olha que prato cheio para a imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar. Que geração é essa nossa?", disse o presidente. A declaração veio no dia em que o Brasil atingiu mais de 160 mil mortos pela doença. Durante o discurso, Bolsonaro disse que a vida dele "é uma desgraça, é problema o tempo todo". O presidente afirmou ainda que não tem paz "para absolutamente nada" e reclamou da cobertura da imprensa.



“Como não podem dizer que sou corrupto ou incompetente, alguns dizem que eu sou destemperado”


A frase foi publicada pelo pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) em uma rede social. “Nunca respondi a um só processo por corrupção. Por isso, o máximo que me acusam é de ser destemperado. A quem bate nessa tecla, aviso: estou mais maduro e procuro ter mais calma, mas jamais serei covarde ou mentiroso”, afirmou Ciro. A declaração faz parte da estratégia de marketing do PDT de apresentar o candidato como uma opção de “terceira via”, para os eleitores que não desejam voltar nem em Lula e nem em Bolsonaro.



"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não"


A frase foi dita, em 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros. “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo.

Agora passar fome, não. Você não vê gente pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países por aí pelo mundo”, disse Bolsonaro. A declaração do presidente não é verdadeira. Um relatório da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgado em 2019 indicou que o Brasil tinha ao menos de 2,5% da população em situação de desnutrição.



“Não tenho raiva, mas não me peçam para esquecer a putaria que fizeram comigo”


A frase foi dita pelo ex-presidente Lula (PT) durante a festa do centenário do PC do B. “O filho de dona Lindu não tem raiva nem ressentimento. Mas não peçam para eu esquecer a putaria que fizeram comigo”, disse Lula, em referência à sua prisão, a operação Lava-Jato e ao ex-juiz Sérgio Moro. “O Lula que está falando com vocês não é o Lula paz e ódio, é o Lula paz e amor. É preciso governar o país com o coração, olhando pros humildes, pros que não tem trabalho, pros que não têm oportunidade”, acrescentou o pré-candidato do PT à presidência da República.



E aí, como foi? Acertou quase todas, ficou na média ou errou a maioria? Se surpreendeu com as falas dos candidatos ou já estava por dentro de tudo?


Essas foram só algumas frases ditas pelos principais candidatos à presidência. Lembre-se que para escolher quem vai governar o país pelos próximos 4 anos é necessário pesquisar a fundo sobre cada um deles, ler os planos de governo propostos e então decidir por aquele que melhor te representa. Esteja preparado para escolher seu candidato, às eleições de 2022 já estão aí!


Comments


bottom of page